Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Permissão do Aplicativo: Guia definitivo para Android

A permissão do aplicativo está presente nos aplicativos, para que seja possível conceder acesso ao uso da câmera, memória, localização entre outros. Porém, nem sempre estes itens são importantes para o funcionamento do aplicativo e principalmente, sobre a sua proposta.

Geralmente, essa permissão do aplicativo é solicitada para garantir a usabilidade do aplicativo, em alguma atualização futura, que seja a utilização de algum recurso que não era utilizado anteriormente. No entanto, é importante ficar em alerta, pois existem informações que não são essenciais.

Permissão do aplicativo

ANÚNCIO: Tenha a melhor internet com a Claro. Clique no link e saiba mais: https://clarocombomais.com.br!

O que são permissões de aplicativos?

No momento em que você está iniciando o processo de instalação de um aplicativo diretamente na Play Store, você solicita a instalação, e você recebe uma solicitação para permitir o uso de câmera, áudio, entre outros. Onde normalmente você só tem a opção de Permitir ou não realizar a instalação.

Ao instalar um aplicativo da Play Store, você verá uma lista de todas as permissões que o aplicativo exige, como acesso ao seu armazenamento, telefonemas, comunicação na rede etc. Leia esta lista.

Entenda a permissão do aplicativo na Play Store

A lista de permissões dos aplicativos é algo que normalmente as pessoas não dão muita importância, uma vez que você quer instalar o aplicativo, e não permitir, significa não utilizar o aplicativo em questão.

Mas, é preciso ter atenção, pois permitir tudo que os aplicativos solicitam, pode ser a diferença entre você manter seus dados em segurança, ou liberar para o uso de pessoas que podem não utilizar da forma correta.

5 permissões que você deve ter cuidado

Existem algumas permissões das quais você deve ter cuidado, não porque são necessariamente perigosas, mas porque pode haver repercussões abrangentes se os dados dessas permissões caírem nas mãos erradas.

Permissão do aplicativo

1.   Localização: Existem dois tipos de permissões de localização que os aplicativos Android podem exigir: “localização aproximada (baseada na rede)” e “localização precisa (GPS e baseada na rede)” .

Para que os aplicativos precisam da minha localização precisa? Bem, aplicativos de navegação como o Waze exigirão que essas informações funcionem. Da mesma forma, os aplicativos de mídia social desejam incluir sua localização em fotos e uploads.

Fundamentalmente, os aplicativos que implementam publicidade baseada em localização também precisarão acessar essas informações. É apenas um dos muitos sacrifícios que você deve fazer ao usar um aplicativo gratuito e suportado por anúncios.

2.   Status e identidade do telefone: Essa é uma permissão que requer um pouco de atenção, porque “ler status e identidade do telefone” abrange tudo, desde algo tão inócuo quanto a necessidade de saber quando uma ligação é recebida, até o acesso a dados de importância crucial, como o número IMEI do seu dispositivo.

Embora essa permissão seja muitas vezes segura, o potencial de irregularidades é enorme, portanto, tenha cuidado quando os aplicativos exigirem essa permissão. Se não parece haver nenhum motivo real para o aplicativo exigir essa permissão, convém pensar duas vezes antes de instalá-lo.

3.   Leia e modifique seus contatos: Essa permissão para “Modificar seus contatos, ler seus contatos” fornece um aplicativo sem restrições aos dados de seus contatos. Embora ambos possam ser problemáticos, a permissão “modificar” é especialmente perigosa, pois permite que um aplicativo leia todas as informações de contato que você possui no telefone. Isso inclui a frequência com que você se comunica com contatos específicos.

Aplicativos SMS, aplicativos de gerenciamento de contatos, aplicativos de substituição de discador e até alguns aplicativos de mídia social precisarão de um ou dos dois aplicativos, mas aplicativos sem nenhum aspecto social têm motivos para exigir isso.

4.   Permissões relacionadas a SMS e MMS: Essas permissões podem custar muito dinheiro se aplicativos mal-intencionados usarem essas permissões para enviar SMS ilegítimos ou cobrar taxas extras em cada SMS e MMS que você enviar.

As “ler suas mensagens de texto” e “receber permissões de mensagens de texto” também podem resultar em comprometimento da sua privacidade. Se não houver um motivo real para um aplicativo exigir essas permissões, evite-o.

No entanto, existem razões perfeitamente válidas para um aplicativo exigir essas permissões, especialmente se for um aplicativo SMS. Novamente, um pouco de raciocínio deve evitar que você precise lidar com quaisquer problemas relacionados a esta permissão.

5.   Permissões relacionadas à conta: “Encontrar contas no dispositivo” permite que o aplicativo verifique com o Gerenciador de contas interno do Android se você possui contas em serviços como Google, Facebook e assim por diante.

“Usar contas no dispositivo” permite que o aplicativo solicite permissão para usar a conta. Depois que essa permissão for concedida, o aplicativo não precisará solicitá-la novamente. A preocupação, é claro, surge se o aplicativo é malicioso e continua a fazer coisas em segundo plano em seu nome.

Outra permissão relacionada a ser observada é “criar contas e definir senhas”, o que permite ao aplicativo autenticar credenciais. Um aplicativo mal-intencionado pode tirar proveito dessa permissão para obter sua senha phishing você.

Como acessar a permissão do aplicativo no seu Smartphone?

Nos telefones Android, o acesso às configurações de permissões está localizado praticamente no mesmo lugar. Confira a seguir:

  • Acesse o Menu de Configurações;
  • Siga até Aplicativos;
  • No Menu Aplicativos, você encontra a lista de todos os aplicativos que estão instalados em seu aparelho;
  • Escolha um aplicativo, e vá até Permissões do Aplicativo

Caso não concorde com alguma permissão do aplicativo que julgue não ser necessária, você pode desabilitar a opção. No entanto, caso o aplicativo necessite daquela permissão, ele pode apresentar mal funcionamento. Por isso, avalie com sabedoria.